Após um ano em vigor, a Regulamentação Geral de Proteção de Dados (GDPR-sigla em inglês) continua gerando comoção entre as empresas e os profissionais de marketing.
De acordo com a pesquisa publicada pelo Winterberry Group e o IAB, o grande desafio da indústria americana para obter valor com as atividades de marketing direcionadas por dados são as regulamentações a respeito da privacidade e uso dos dados dos consumidores.
Podemos afirmar que este cenário não está restrito aos Estados Unidos, empresas de todo o mundo atravessam a mesma turbulência e têm se adaptado para cumprir todo o rigor da lei e obter o consentimento do usuário para coletar e ativar os dados pessoais.
É importante relembrar que estas regulamentações interferem diretamente na coleta e uso dos dados pelas empresas, havendo necessidade de uma base legal para legitimar esta operação e/ou a declaração explícita de consentimento à empresa, através de recursos de cookies, avisos e outras ferramentas utilizadas em sites.
Quando estes processos não ocorrem em conformidade com a regulamentação, as empresas estão sujeitas a uma multa e outras penalidades (no caso da GDPR de até €20 milhões ou 4% de sua receita global).
A aplicação destas multas está apenas começando. O caso de maior repercussão envolve o Google, que recebeu uma multa de €50 milhões por diversas violações na França.
Paralelamente, um número grande de advertências e avisos de violação da GDPR foram emitidas para empresas menores.
O “efeito GDPR” está apenas começando e já estimulou uma série de mudanças como:
Apesar da Lei Geral de Proteção de Dados entrar em vigor apenas no segundo semestre de 2020, as empresas brasileiras seguiram o movimento do GDPR e já estão se adequando às leis.
O Global Data Bank (GDB) – parceiro de dados da ROIx – foi alçado a posição de primeiro DMP Compliant com a LGPD e o GDPR, oferecendo de forma inédita uma solução que contempla também um CMP (Consent Manager Platform) e um Tag manager.
Com o GDB Consent as empresas terão em mãos as tecnologias necessárias para buscarem a sua conformidade com as regulamentações no ambiente digital. A plataforma está disponível a custos acessíveis e em modelo SaaS.
Por outro lado, a ROIx e todos as suas soluções de ativações de mídia já proporcionam aos seus clientes as melhores práticas e condições de conformidade tanto para GDPR quanto para LGPD. Entre em contato e saiba mais.