Com a crescente demanda por anúncios on-line, houve a necessidade de automatizar todas as transações de forma simples e ágil. Chamada de mídia programática, essa nova forma de comprar e vender espaços publicitários on-line surpreendeu o setor e foi rapidamente adotada por Publishers e anunciantes.
A constante otimização dos processos publicitários e o declínio da mídia off-line, tem mudado o mercado diariamente. Atualmente, além do tradicional banner ou display, diversos formatos e canais estão disponíveis por meio da mídia programática, como por exemplo o áudio-streaming, que cada vez mais ganha atenção das marcas.
Áudio programático ou áudio streaming com mídia programática é o uso da tecnologia para automatizar a venda e a inserção de anúncios em conteúdo de áudio como podcasts, rádio digital e serviços de streaming de música.
Está cada vez mais claro que o áudio programático tem um enorme potencial. Para ter uma ideia, nos Estados Unidos, 75,8% dos acessos aos aplicativos e serviços de áudio streaming ocorre no celular, onde os usuários passam 25 % do tempo ouvindo música ou podcasts.
Conheça abaixo os motivos para anunciar sua marca por meio destas plataformas.
1 – Potencial de Audiência
Embora os planos Premium permitam que os usuários desfrutem de streaming de música sem anúncios, algumas pessoas optam pela alternativa mais barata que inclui anúncios.
O Spotify, por exemplo, possui 100 milhões de usuários em todo o mundo, dos quais 83 milhões são assinantes pagantes e cerca de 17 milhões são assinantes não pagantes que usam o serviço gratuito e escutam anúncios.
Com a mídia programática, além de atingir o público dos aplicativos mais famosos, é possível comprar espaços publicitários em sites e rádios que disponibilizam o serviço de áudio streaming.
2 – Aproximação Entre Marcas e Consumidores
Com a maioria das pessoas ouvindo áudio por meio de fones de ouvido (70 a 90% em alguns casos), um vínculo íntimo é formado entre a marca e o ouvinte. Isso ajuda os anunciantes a garantir que suas mensagens sejam ouvidas e oferece uma oportunidade de personalizar a mensagem para esse ouvinte individual.
De acordo com uma pesquisa realizada pela A Million Ads, um anúncio personalizado de áudio streaming tem 2,4 vezes mais chances de converter os consumidores, em comparação com um áudio genérico.
3 – Os Anúncios em Áudio são Livres de Distrações
Os podcasts são considerados um meio sem distrações, pois podem alcançar pessoas em situações em que nenhuma outra mídia consegue, pois garante a atenção total dos consumidores, já que não é possível “pular” um anúncio de áudio streaming.
O estilo de vida sempre conectado e a popularidade dos serviços de áudio streaming, especialmente em dispositivos móveis, traz novas oportunidades para as marcas.
Com o AUDIOx – produto da ROIx – você tem em mãos a melhor e mais completa solução de mídia programática para o segmento de áudio streaming, pois permite o uso da inteligência de dados da ROIx em um inventário com mais de 180 players de áudio streaming.
Por outro lado, por conta do uso dos dados da ROIx, é possível desenvolver estratégias de frequência combinada para criar um story-telling e impactar um único consumidor em múltiplos canais, como áudio, vídeo e display. Quer saber mais? Conheça o nosso portfólio e entre em contato.