A necessidade inerente de impactar consumidores de maneira relevante através de anúncios digitais fez com que os dados tivessem uma importância muito grande nas estratégias criadas por profissionais de marketing.
Com isso, First Party Data e Third Party Data viraram jargões da moda e passaram a fazer parte do dia a dia de corporações em todo o mundo. Devido essa importância, preparamos um estudo sobre cada um destes tipos de dados e como eles se encaixam no novo cenário do marketing digital, que será regido pelas leis de privacidade.
Nos últimos anos, o Third Party Data dominou a indústria devido sua extensão e variedade, que permitiam as empresas compreender melhor os hábitos e preferências do consumidor no ambiente digital.
No entanto, com o vigor das leis de privacidade, a operação de dados Third Party tem perdido espaço para o First Party Data (dados próprios), pois grande parte dos fornecedores construiu sua base antes dos direcionamentos legais propostos por regulamentações como GDPR, LGPD, CCPA entre outras.
Sem informar a exata origem das informações, nem tampouco ter uma base legal para a coleta destes dados, as audiências de terceiro começam a ser questionadas em todo o mundo. Além disso, uma estratégia que se baseia apenas em Third Party Data pode ser facilmente copiada por um eventual concorrente, gerando pouca vantagem competitiva.
Por outro lado, os dados First Party performam, em nossa experiência, 10,37 vezes mais do que dados de terceiros, pois trata-se de uma informação com maior qualidade, de uma audiência muito mais qualificada e que já tenha alguma interação com a marca.
Sendo assim, estratégias realmente inovadoras e de longo prazo devem, sem dúvida nenhuma, serem baseadas em dados próprios. É claro que estes podem ser combinados com outras fontes de dados, bem como manipulados e processados para aumentarem seu alcance. Lookalikes, modelos estatísticos, blacklist e diversos outros recursos podem ser incorporados a gestão de audiências das empresas.
Dados proprietários ou Fisrt Party Data, como é conhecido no mercado, são todas as informações provenientes das propriedades da empresa , coletados de forma direta. Podem incluir o CRM, site, apps, campanhas publicitárias, força de vendas, entre outras fontes da própria operação.
Com estes ativos em mãos, as empresas são capazes de entregar uma comunicação mais adequada, que responda melhor aos interesses da audiência.
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