Target, ou público-alvo, é um termo bastante usado por profissionais de marketing para se referir a um grupo de pessoas que têm interesse pelos produtos, ou serviços que uma empresa oferece. Atualmente com novas tecnologias e o uso de dados, conseguimos ser mais precisos e encontrar a audiência correta, independente do device que ele esteja usando.
A forma com que as empresas enxergam seu target, ou público-alvo, vem se transformando constantemente ao longo dos últimos anos. Desde a década de 50, com a surgimento da forma comercial da televisão e a criação do IBOPE, as empresas passaram a entender sua audiência. Porém, apesar de ser uma revolução para a época, as ferramentas proporcionavam apenas a visão dos dados demográficos referente ao público-alvo de cada meio.
Isso significa que durante quase 35 anos, os profissionais de mídia e marketing trabalharam apenas com informações sobre o sexo, faixa etária e classe social para medir as campanhas, entender a cobertura e definir a frequência. Apesar de limitado, funcionou muito bem devido a consolidação dos meios off-line e o baixo uso de tecnologias.
Após mais de três décadas, com o surgimento do que seria hoje a internet e o começo de uma nova era, o próprio IBOPE lançou o TGI (Target Group Index), pois era necessário olhar mais do que três características de um grupo para clusterizar pessoas. Foi aí que começamos a enxergar o comportamento do consumidor, por exemplo: Homens, ABC 25+ que têm o hábito de consumir cerveja regularmente.
No entanto, essa forma de compreender o target foi passageira, pois a diversidade dos meios e a adoção de novas tecnologias proporcionou uma evolução rápida. Há pouco mais de oito anos, o uso de cookies rastreadores e de dados comportamentais do usuário trouxe ao mercado a visão probabilística de um público-alvo.
Grande parte da indústria parou aqui, não evoluiu para uma forma mais determinística de fazer publicidade e encontrar seu target. Hoje, a ROIx tem trabalhado constantemente para fomentar o uso dos dados First Party com objetivo de construir uma visão determinística do usuário com base em dados PII (Personally Identifiable Information), para tornar as campanhas dos clientes ainda mais assertivas.
Conhecer o target significa proporcionar maior rentabilidade para os investimentos em mídia, pois além de ser mais assertivo na veiculação de suas campanhas publicitárias, você começa a entender tanto do seu consumidor que tem a capacidade ou condição de virar o seu próprio ibope.
Utilizar-se de dados próprios te oferece informações tão interessantes, profundas, e reais sobre o seu público, que possibilita alimentar e retroalimentar toda sua estratégia de campanha, seja ela on-line ou off-line. Se bem aplicado, o dado assume um papel fundamental dentro de uma companhia: passa orientar seu target, sua estratégia e, até mesmo suas negociações, pois você sabe o que funciona e o que não funciona.
Com o uso dos dados determinísticos, é possível descobrir e gerenciar informações que vão muito além de idade, sexo e classe social do target, permitindo maior assertividade e sucesso nas campanhas.
Evoluir a forma com a qual você compreende seu público-alvo é a principal base de uma estratégia digital de sucesso. No entanto, não basta ter o controle sobre os dados de seus clientes se não conseguir ativá-los no momento ideal. Neste ponto é que entram as plataformas de mídia programática, já que possibilitam construir uma relação linear com seu consumidor independente do meio ou device em que ele estiver utilizando.
Por isso, há oito anos a ROIx trabalha para proporcionar uma comunicação eficaz entre empresas e pessoas através da inteligência de dados e a transparência nos processos. Com um portfólio completo que permite a entrega de mídia em qualquer formato digital, a ROIx possui um histórico de sucesso na gestão de dados e ativação. Entre em contato e saiba como atingir o seu target.